sábado, 24 de novembro de 2012

Kit básico de costura

Várias pessoas estão me perguntando sobre qual a melhor máquina comprar, quando se está começando a aprender a costurar. Meu conhecimento de máquinas é limitado – experiência mesmo só tem com a minha e com a da minha mãe, que é dos anos 70. Mas já estou pesquisando sobre o assunto e rapidinho vou falar mais sobre isso.

Por enquanto, uma dica para quem tem dúvidas sobre o que realmente é necessário comprar para começar a costurar. A lista é pequena e razoavelmente barata:
-Tesoura: não precisa ser nenhuma em especial, contando que você só a use para cortar tecido. Se você usar para cortar papel ou plástico, ela vai perder o fio muito rápido e vai ser difícil de cortar tecido.
-Desmanchador de costura: quando a gente está começando, é inevitável ter que desmanchar o que não dá certo. Um desmanchador torna as coisas mais rápidas. Eles são bem baratinhos, vale a pena comprar.
-Alfinetes: muitos alfinetes. Eles são indispensáveis para manter tudo no lugar enquanto você faz ajustes ou corta o tecido pelos moldes. Eu prefiro estes da foto, que têm a cabeça de vidro. São bem finos, com a ponta afiada e bonitos ;)
-Agulhas para máquina: infelizmente, às vezes elas quebram. É bom ter algumas de reserva, para não correr o risco de parar uma costura no meio e ter que sair para comprar mais. Antes de comprar, leia no manual da sua máquina qual a indicada.
-Agulhas para costura a mão: eu prefiro as bem pequenas, mas isso é uma questão de hábito e de gosto. Tenha várias, porque elas se perdem, quebram, somem…
-Linhas: quando não se costura muito, o melhor é comprar a linha de acordo com a cor do tecido. Eu sempre compro a linha quando o compro o tecido, para evitar esquecer. Mas também mantenho alguns retroses com as cores básicas, que para mim são: branco, preto, azul (escuro e claro), verde (escuro e claro), amarelo, vermelho, rosa, bege e marrom.
-Bobinas extras para a máquina: elas são baratinhas e muito úteis. Sempre tenho no mínimo cinco vazias, para poder encher com a cor que vou usar. Além disso, mantenho cada uma das cores que citei acima em uma bobina, para facilitar as costuras mais rápidas.
-Dedal: tem gente que não consegue usar, mas eu acho indispensável. Já cansei de furar a ponta do dedo quando estou pregando algo mais grosso. Prefiro os plásticos.
-Fita métrica: também é um item totalmente indispensável. A menos que você não queira costurar nada simétrico ou com o mínimo de ordem, vai precisar medir muitas vezes. Eu tenho quatro fitas métricas, só por garantia ;)
-Botões: como não conheço nenhuma crafter que seja imune ao fascínio dos botões, acho que nem precisava citar, mas vamos lá. É legal ter alguns botões em casa, para emergências. Na dúvida, compre aqueles bem simples, em dois ou três tamanhos, transparentes. Gosto dos transparentes porque podem ser usados sempre, independente da cor do tecido.
-Giz de costura: não tem como cortar uma peça, usando um molde, sem riscar. O giz é o material ideal, porque sai fácil e também é fácil de riscar no tecido com ele. Eu tenho assim, em barra, e também em formato de lápis, que é mais prático porque não suja as mãos e ainda vem com uma escovinha para espanar a poeira.
Para saber mais:
-Sew, um livro para quem está começando a costurar

Nenhum comentário:

Postar um comentário